O Teorema Katherine

 

Ficha Técnica
Título: O Teorema Katherine
Título Original: An Abundance of Katherines
Autor: John Green
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
304 Páginas
INTRÍNSECA | SKOOB

Sinopse
Após seu mais recente e traumático pé na bunda – o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine – Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

tumblr_inline_mp69x9QZqX1qz4rgp

Plataforma que fiz a Leitura: Livro Físico

O que achei…

Depois de ter me debulhado em lágrimas com o primeiro livro do John Green que eu li (A Culpa é das Estrelas), entrei de cabeça nesse outro livro dele, com uma atmosfera completamente diferente.

O Teorema Katherine é um livro divertidíssimo desde o começo. Colin é uma peça, e o seu amigo Hassan é ainda mais. Essa dupla consegue tirar altas risadas. Algumas conversas entre eles podem parecer meio confusas no começo, mas é só dar uma atenção a mais para entender. A viagem dos dois resulta em muita confusão, risadas, novos amigos e até um trabalho. No decorrer dessa viagem, Colin começa a criar um padrão para os foras que ele levou de Katherines e tenta prever como terminariam os próximos relacionamentos.

Em várias partes do livro, vemos gráficos, fórmulas matemáticas e cálculos. Achei super criativo (e bem humorado) a nota de rodapé do autor de que, caso você não goste de matemática, pode pular toda essa explicação, já que não vai estragar o entendimento da história.

Teorema2

No começo do livro, percebemos o quanto Colin se martiriza pelas coisas que fez e não fez da sua vida, incluindo os relacionamentos com Katherines. O tempo todo ele relembra o passado e fica se perguntando o que fez de errado para tudo ter sido como foi. É nessa viagem de autoconhecimento que ele se encontra, que ele deixa o passado para trás e enfim olha para o presente.

Um livro rápido e fácil de ler, com uma escrita tão fluente que mal notamos quando chegamos ao fim. Ideal para aqueles que querem se divertir, e ganhar uma bela mensagem no final.

 

Teorema

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s