A Culpa é das Estrelas

a-culpa-e-das-estrelas_leitura

 

Ficha Técnica
Título: A Culpa é das Estrelas
Título Original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora:
 Intrínseca

288 Páginas
INTRÍNSECA | SKOOB

Sinopse
A Culpa é das Estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer – a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

okay

Plataforma que fiz a Leitura: Livro Físico

 O que achei…

Se eu não soubesse que esse livro tem um fim trágico, acho que eu teria chorado muito mais. Mas muito mais mesmo.

No começo do livro, vemos Hazel convivendo com a sua condição e com a pouca vontade de viver a vida. Apesar disso, acho o humor e os pensamentos dela fantásticos. Conhecemos o ambiente que ela frequenta, seus pais, seu desânimo com a vida, até a chegada Augustus, que faz o cotidiano dela mudar. Percebo que depois que ela começa a conviver com ele, ela parece mais propensa a aproveitar a vida, a fazer coisas que ela não costumava fazer. Tudo isso com o humor hilário dos comentários dela e de Augustus. Uma das coisas que mais gostei no relacionamento dos dois e na convivência deles foi que, de tão engraçada as situações, nós esquecemos de que são dois adolescentes com câncer. Estando um ao lado do outro, eles são apenas adolescentes e não são titulados como as ‘crianças com câncer’.

IMG_20150209_125744

Achei bem inesperado os acontecimentos que se seguem, a forma como eles finalmente gostam um do outro, a declaração do Augustus, que é uma das coisas mais lindas que já li em livros, a forma como Hazel parece, inicialmente, negar os sentimentos por ele… E então, depois de mais alguns momentos de convivência, vêm aquela notícia avassaladora que nós já esperávamos (mas que queríamos evitar desde o começo). Em seguida, um período de lamento e de sofrimento para então vir a tragédia. Eu lendo esse período de sofrimento já comecei a lacrimejar. Eu já sabia o que aconteceria, já sabia quem ficaria sozinho e já estava me antecipando (involuntariamente). Quando enfim veio a tragédia, eu já estava me debulhando em lágrimas. E claro, nosso querido John Green não estava satisfeito e ainda fez aquele final de me fazer soluçar. E assim, em meio a rios de lágrimas e soluços, terminei o livro.

A Culpa é das Estrela é um livro extremamente sensível, que capta as nuances do relacionamento dos dois de um jeito super natural, e a forma como encaram o mundo e a doença. É trágico, claro, mas também, me passou aquela pontinha de esperança de que o amor é o que move a nossa vida e que nos faz querer seguir em frente, e não apenas entre a Hazel e o Augustus, mas também dela com seus familiares. Mostra também o quanto a vida é curta e cheia de surpresas (nem sempre boas) que podem nos fazer sentir que não a vivemos completamente, que nos deixamos ser levados por situações, que deixamos de fazer coisas por sentimentos bobos, ou que não a aproveitamos devidamente quando tínhamos a chance. Viver cada minuto com toda a intensidade é o que nos faz sentir verdadeiramente vivos.

Podem ter certeza de que, como eu, vocês ficarão super amigos do lençol (e das lágrimas).

20150209_122756

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s